A introdução alimentar e o aleitamento  materno são pilares da alimentação da criança que terão  repercussão ao longo de toda a vida.  Uma alimentação saudável se  inicia com o aleitamento materno que, sozinho, já é capaz de nutrir a criança com tudo o que ela precisa nos primeiros seis meses de vida. A partir do sexto mês, devem ser introduzidos novos alimentos – como frutas e papas – , mas o peito deve ser continuado até dois anos ou mais se estiver sendo nutritivo para a criança. 

“O sexto mês de vida é o momento da introdução alimentar, isso porque é a partir desta idade que  o bebê consegue sentar-se, sustentar a cabeça e o tronco e perde o reflexo de esticar a língua para mamar, o que o levaria a empurrar a colher para fora da boca.  Além disso, ele passa a ser mais curioso e abre a boca mais facilmente para provar novas coisas”, explica a neonatologista Mayara Spera, integrante do  Grupo Berçar. 

Além da questão da maturação motora e cognitiva, é importante saber que:

  • Certas enzimas digestivas começam a ser mais eficazes no sexto mês;
  • As bactérias intestinais já estão instaladas e protegem o bebê de possíveis infecções;
  • Os rins começam a ser capazes de eliminar maiores quantidades de sódio;
  • As defesas (sistema imunológico) estão prontas para entrar em contato com novos nutrientes e proteínas, impedindo que o bebê desenvolva alergias alimentares.

Nem antes…

Introduzir novos alimentos antes do período de 4 a 6 meses pode ser perigoso devido a diminuição de ingesta do leite materno (alimento mais rico para o período), levando à deficiência de vitaminas e sais minerais e ao excesso de peso. É importante ressaltar a  imaturidade gastrointestinal e imune que podem levar ao desenvolvimento de quadros infecciosos e de alergia alimentar. 

nem depois

Oferecer alimentos muito tarde também é negativo, porque nesta fase de muitas mudanças a amamentação exclusiva precisa ser complementada com mais nutrientes. O bebê está crescendo! Portanto, a introdução alimentar tem o seu momento certo para acontecer. 

Introdução alimentar: passo a passo 

A seguir, apresentamos os 10 passos para que os pais ou responsáveis possam ajudar a criança no contato com as novas texturas e sabores durante a alimentação, segundo as informações do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da  Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP): 

  1. Dar somente leite materno até os seis meses, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento;
  2. A partir dos seis meses, oferecer de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais;
  3. A partir dos seis meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, verduras, frutas e legumes) três vezes ao dia, se a criança receber leite materno e cinco vezes ao dia, se estiver desmamada;
  4. A alimentação complementar deve ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se sempre a vontade da criança;
  5. A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher, começando com consistência pastosa (papas/purês) e, gradativamente, aumentando essa consistência até chegar à alimentação da família;
  6. Oferecer à criança diferentes alimentos ao longo do dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida;
  7. Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições;
  8. Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas, nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação;
  9. Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir o seu armazenamento e conservação adequada;
  10. Estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e seus preferidos, respeitando sua aceitação.
Open chat
Precisa de ajuda?
Oi, como podemos te ajudar?
Grupo Berçar
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.